Os desafios da linguagem no século XXI * Pedro Demo
No contexto atual, reconhece-se que sabemos pouco sobre o conhecimento prático dos professores. Como qualquer profissional, o professor para ensinar tem de dispor de saberes organizados em diversas dimensões neste sentido a escola Profissionais precisam mudar sim, e muito, para acompanhar o ritmo dos alunos de hoje
As mudanças profundas pelas quais vem passando o mundo, nesta século, estão produzindo transformações na prática social e no trabalho. A educação, que por muito tempo as desconheceu, não pôde mais ficar alheia a elas. Por isso verificamos em todo o planeta uma grande inquietação nos meios ligados ao setor educacional, provocando reformas que buscam sua adequação às novas exigências da escola.
São muitos os atrativos que os alunos encontram fora da escola, são muitas as habilidades que desenvolve em casa, no computador, na internet... que ela não encontra na escola. E é por isso que a escola acaba se tornando um espaço desinteressante para criança. Então, é necessário que aconteça uma grande mudança na escola, e o professor é a peça chave para que essa mudança possa ocorrer. Nada substitui o professor, isso é certo, porém, ele precisa entender a realidade do aluno de hoje e trabalhar isso a seu favor e não contra. Não que deva excluir o texto por exemplo, mas sim trabalhar o texto como o aluno o vê hoje, com várias possibilidades: som, imagem, animação, interação, construção... daí sim vai se tornar interessante.
O Professor precisa se desvincular um pouco da ideia de "dar aulas" e se preocupar que o aluno realmente aprenda.
wilson wronski
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário